Fechar
 

Estrutura Curricular



Estrutura Curricular dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, nos níveis de Mestrado e de Doutorado, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande.

 

1. Disciplinas obrigatórias para todas as Áreas de Concentração

Para alunos matriculados no Curso de Mestrado:

  1. Projeto de Dissertação

    Disciplina que objetiva a elaboração da Proposta de Dissertação. A conclusão dessa disciplina é feita com a defesa da proposta perante uma Comissão Examinadora.

  2. Trabalho de Dissertação

    Disciplina que objetiva o desenvolvimento do trabalho final do mestrando. A matrícula nessa disciplina é efetivada após a aprovação na disciplina Projeto de Dissertação.

Para alunos matriculados no Curso de Doutorado:

  1. Projeto de Tese

    Disciplina que objetiva a elaboração da Proposta de Tese. A conclusão dessa disciplina é feita com a defesa da proposta perante uma Comissão Examinadora.

  2. Projeto e Pesquisa

    Disciplina que objetiva estudar temas avançados que convergem para a definição da proposta de tese. Esta disciplina, quando ofertada, deverá conter um subtítulo e uma ementa individual, associada a esse subtítulo, atendido o disposto nos §§ 2o e 3o do Art. 29 do Regulamento do Programa.

  3. Trabalho de Tese

    Disciplina que objetiva o desenvolvimento do trabalho final do doutorando. A matrícula nessa disciplina é efetivada após a aprovação na disciplina Projeto de Tese.

 

2. Disciplinas optativas por Área de Concentração
2.1. Processamento da Energia
  1. Acionamento de Maquinas Elétricas

    Sistemas de acionamento com máquinas de corrente contínua (alimentação em tensão PWM, controle de corrente, controle de velocidade e posição). Sistemas de acionamento com máquinas de indução (alimentação com inversor de tensão e corrente com comando PWM, controle de corrente, controle escalar e vetorial de fluxo e conjugado, controle de velocidade e posição, estimação de fluxo e parâmetros). Sistemas de acionamento com máquinas síncronas (alimentação com inversor de tensão e corrente com comando PWM, controle de corrente, controle escalar e vetorial de fluxo e conjugado, controle de velocidade e posição, estimação de fluxo e parâmetros). Sistemas de acionamento com máquinas especiais (ímã permanente, monofásica, relutância).

  2. Análise de Sistemas de Energia Elétrica

    Modelos e componentes do sistema. Modelos e estimação de carga. Matrizes de barra. Esparsidade e técnicas de compactação. Cálculo de fluxo de carga. Cálculo de curto-circuito. Fluxo de carga trifásico.

  3. Conversores Estáticos

    Estudo avançado de modulação: modulação vetorial modificada; sobre modulação; modulação regular; aplicação a conversores de tensão e de corrente alimentados por barramento constante e pulsado. Estudo comparativo das modulações vetorial, escalar, triangular e regular. Técnicas de simulação: SACSO e SPICE. Conversor CC isolados. Diferentes técnicas de controle de fator de potência. Conversores tipo "ballast". Compensação de energia reativa. Conversores multinível. Conversores com um número reduzido de componentes. Interferência eletromagnética.

  4. Dielétricos

    Campos em meios materiais. Polarização de dielétricos. Perdas em dielétricos em campos alternados. Mecanismos de condução e ruptura em dielétricos submetidos a tensão contínua, alternada e de impulso. Mecanismos de falhas e técnicas de diagnóstico em isolações e equipamentos elétricos. Medição das propriedades dielétricas. Simulações computacionais de isolações e equipamentos elétricos.

  5. Eficiência Energética

    Formas de energia. Leis das conversões energéticas. Energia e Exergia. Eficiência energética e qualidade de energia. Indicadores técnicos de sustentabilidade de sistemas energéticos. Bases legais e regulação econômica.

  6. Eletrônica de Potência

    Chaves estáticas de potência: Classificação, associação de chaves. Conexão de fontes e cargas: circuito intermediário de acoplamento. Conversores CC/CC não isolados. Conversores CC/CC isolados. Modelo de pequenos sinais de conversores: Modelo espaço de estados, modelo de fontes dependentes. Estratégias de compensação de fator de potência em conversores CC/CC. Circuitos ressonantes: Princípios da comutação a corrente nula, princípios da comutação a tensão nula, chaves ZCS, chaves ZVS. Modulação PWM. Inversores: Monofásicos, trifásicos, fonte de tensão, fonte de corrente, fonte de impedância. Filtro ativo shunt. Filtro ativo série. Filtro Ativo Universal. Compensador dinâmico de tensão. Conversores multinível.

  7. Eletrônica Industrial

    Dispositivos lógicos programáveis: APLD, CPLD, FPGA, ASIC. Linguagem de descrição de Hardware (HDL): Verilog, System Verilog. Projeto com HDL: Nível Comportamental, Registradores, Portas lógicas, Chaves. Aritmética de Ponto Fixo. Modelos discretos de sistemas físicos (conversores, filtros, circuitos RC, RL, RLC, máquina CC, máquina relutância chaveada, máquina de indução, etc.). Modelos para simulação tempo real, em FPGA, de sistemas físicos (conversores, filtros, circuitos RC, RL, RLC, máquina CC, máquina relutância chaveada, máquina de indução, etc.). Estratégias de modulação PWM implementadas em FPGA.
  8. Estudos Avançados sobre Transitórios Eletromagnéticos em Sistemas De Potência

    Representação de transformadores, máquinas elétricas, para-raios, bancos de capacitores, reatores, disjuntores, barramentos de subestações e torres de transmissão. Fundamentos de coordenação de isolamentos. Representação de chaves controladas e conversores. Dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems). Resposta em regime permanente de circuitos não lineares. Fundamentos de transmissão em corrente contínua.

  9. Inteligência Artificial e Ciência de Dados Aplicadas a Sistemas Elétricos

    Noções de inteligência artificial: Histórico. Fundamentos e Conceitos Básicos. Aplicações Gerais. Topologias. Algoritmos de Treinamento. Aprendizado Profundo (Deep Learning). Estratégias de Avaliação dos Resultados. Transferência de conhecimentos e modelos pré-treinados. Noções de ciência de dados: Conceito Básicos. Preparação dos dados e modelagem. Exploração dos dados. Técnicas de: classificação, regressão, associação, segregação e predição. Extração de atributos. Big Data. Apresentação e solução (implementação) de problemas de engenharia elétrica/sistemas elétricos utilizando inteligência artificial e ciência de dados.

  10. Máquinas Elétricas

    Modelo dinâmico do transformador trifásico. Modelo o-alfa-beta do transformador trifásico. Modelo dinâmico da máquina ca trifásica. Modelo odq da máquina ca. Modelo vetorial da máquina ca. Estudo da máquina de indução em regime permanente e dinâmico. Modelo dinâmico trifásico e odq da máquina síncrona a pólos salientes. Estudo da máquina síncrona em regime permanente e dinâmico. Modelo dinâmico da máquina de corrente contínua. Estudo da máquina de corrente contínua em regime permanente e dinâmico. Estudo de máquinas especiais (imã permanente, monofásica, relutância).

  11. Métodos de Otimização Aplicados a Sistemas Elétricos

    Programação matemática (linear, quadrática, inteira, inteira-mista). Programação dinâmica. Métodos de otimização não-linear: simplex de Nelder-Mead, Gradiente conjugado, de Newton e quasi-Newton. Método de Levenberg-Marquardt e outros métodos adaptativos. Métodos de tratamento de restrição em problemas de otimização. Otimização combinatória. Metaheurísticas, métodos bio-inspirados e estratégias multi-agentes. Fluxo de carga ótimo. Identificação paramétrica e refinamento de modelos. Controle ótimo de reativos. Otimização da geração distribuída. Reconfiguração ótima de redes. Despacho econômico.

  12. Proteção de Sistemas Elétricos

    Filosofia da proteção. Proteção de linhas de transmissão por relés de sobrecorrente e por relés de distância. Teleproteção. Proteção de transformadores. Proteção de geradores. Proteção de barras. Transformadores de corrente e de potência. Filtros. Proteção digital. Algoritmos e esquemas.

  13. Qualidade de Energia Elétrica

    Terminologia. Definições. Normatização. Causas, consequências, caracterização, monitoramento, modelagem e formas de mitigação dos principais distúrbios de qualidade da energia.

  14. Técnicas de Alta Tensão

    Técnicas e experimentos para geração e medição de altas tensões alternada, contínua e de impulso. Técnicas e experimentos para geração e medição de correntes de impulso e retangulares. Técnicas e experimentos de ensaios não destrutivos. Técnicas e experimentos voltados para testes especiais (chuva, poluição, etc.). Estatística e tratamento de dados aplicados à alta tensão.

  15. Transitórios Eletromagnéticos em Sistemas de Potência

     Representação de circuitos a parâmetros concentrados e a parâmetros distribuídos. Noções de síntese de circuitos. Fenômenos físicos que dão origem a transitórios eletromagnéticos. Simulação digital e plataformas de simulação. Simulação de elementos lineares a parâmetros concentrados. Algoritmos de solução. Estabilidade e exatidão de regras de integração. Simulação de chaves eletrônicas e elementos não lineares. Simulação de elementos a parâmetros distribuídos. Linhas de transmissão mono e polifásica a parâmetros constantes e a parâmetros dependentes da frequência.

2.2. Processamento da Informação
  1. Análise e Verificação de Sistemas Físicos Cibernéticos

    Invariantes; lógica temporal; modelos como especificações de sistemas; equivalência e refinamento de tipos; equivalência de linguagens; simulação; bissimulação; sistemas abertos e fechados; análise de alcançabilidade; abstração e verificação de modelos; propriedades de vivacidade; análise quantitativa; segurança e privacidade; análise de redes de Petri Coloridas.

  2. Antenas

    Propriedades e parâmetros gerais de antenas: diagramas, ganho. Diretividade, impedância. Área efetiva, polarização. Campos de medição. Técnicas de análise. Antenas básicas. Antenas não filamentares. Arranjo de antenas. Antenas modernas. Projeto de antenas.

  3. Biosensores

    Introdução histórica e perspectivas. Biosensor: definição, tipos, componentes e estruturas. Modelagem, simulação e projeto e implementação de sistemas de medição baseados em biosensores.

  4. Circuitos de Micro-ondas

    Linhas de Transmissão planares. Linhas de fita e microfitas. Representação matricial de estruturas de micro-ondas. Análise de dispositivos de micro-ondas. Descontinuidades em circuitos de micro-ondas. Análise e projeto de circuitos de micro-ondas auxiliados por computador.

  5. Códigos para Controle de Erro

    Contextualização. Breve histórico. Exemplos de aplicações. Conceitos básicos de álgebra. Códigos lineares. Códigos cíclicos. Decodificação por tabela de síndromes. Códigos BCH e Reed-Solomon. Algoritmos de decodificação algébrica. Representação em grafos. Diagramas de blocos para implementação da aritmética dos corpos finitos.

  6. Códigos para Redes

    Introdução. Medidas de informação em redes. Canais discretos sem memória. Canal de apagamento. Aplicação do modelo de apagamento para redes de comunicações e armazenamento de informação. Códigos de bloco e convolucionais. Códigos LDPC. Códigos sem taxa definida (“rateless codes” e “fountain codes”). Códigos raptores (“raptor codes”). Aplicações.

  7. Códigos Quânticos

    Introdução. Códigos corretores de erro clássicos. Código de Shor. Teoria da correção de erros em sistemas quânticos. Projeto de códigos quânticos. Códigos estabilizadores. Computação quântica tolerante ao ruído.

  8. Concepção Estruturada de Circuitos Integrados

    Elementos Básicos de um Circuito: cálculo, memória, controle. Implementação Física de uma Função: conceitos básicos, formas de implementação. Realização de Circuitos Integrados: modos de representação, estratégicas de projeto, opções de projeto de circuitos CMOS, ferramentas, teste de circuitos integrados. Precisão dos Operadores Digitais: erros de quantificação, dimensionamento de operadores.

  9. Controle de Sistemas Não-Lineares

    Introdução; Sistemas de segunda-ordem; propriedades fundamentais; estabilidade de Lyapunov; Estabilidade entrada-saída; passividade; Análise no domínio da frequência; Estabilidade de sistemas perturbados; Teoria de perturbações e medias; Perturbações singulares; Projeto de controladores.

  10. Controle Preditivo

    Introdução ao controle preditivo; Modelagem e Predição; Otimização; Controle preditivo DMC; Controle preditivo GPC – representação polinomial; Controle preditivo GPC – variáveis de estado; Robustez em controle preditivo.

  11. Dispositivos Eletrônicos - Teoria e Aplicações

    Sinais contínuos e discretos no tempo, amplificadores operacionais, diodos, transistores bipolares e de efeito de campo, amplificadores diferenciais, amplificadores de múltiplos estágios, resposta em frequência, realimentação, estágios de saída, estágios de potência, circuitos integrados analógicos, filtros e amplificadores sintonizados, geradores de sinais, circuitos digitais MOS, circuitos digitais bipolares, circuitos a capacitores chaveados, circuitos a corrente chaveada.

  12. Filtros Ativos

    Filtros elétricos: definição e classificação. Análise de redes. Aproximações de Butterworth, Chebyshev, Cauer e Bessel. Transformações de frequência. Sensibilidade. Conceituação de análise e síntese de filtros. Realização de filtros ativos utilizando amplificadores operacionais. Realização de filtros ativos de ordem elevada por associação em cascata de seções ativas de segunda ordem e esquemas passivos de primeira ordem. Conversores de Impedância. Seções biquadráticas baseadas em conversores de Impedância. Projeto de filtros ativos a partir de configurações passivas e simulação de indutâncias e resistências negativas dependentes da frequência. Filtros a capacitores chaveados.

  13. Introdução à computação evolutiva

    Conceito de computação evolutiva. Algoritmos evolucionários. Algoritmos meméticos. Algoritmos evolucionários multiobjetivos. Algoritmos evolucionários interativos. Sistemas coevolucionários. Aplicação, utilização e análise da computação evolutiva em diferentes linhas de pesquisa.

  14. Introdução às redes ópticas

    Classificação das redes ópticas quanto às tecnologias, nível de amplificação óptica, utilização de regeneradores, utilização espectral e capacidade. Dispositivos utilizados. Características de tráfego. Problemas de otimização (roteamento, alocação espectral, de fibra, de núcleo, de modo, de dispositivos – regeneradores, conversores – e planejamento/atualização de redes ópticas). Aplicação, utilização e desenvolvimento de simuladores em redes ópticas.

  15. Instrumentação Eletrônica

    Medição de grandezas e1etricas. Medidores com detectores de valor médio, de pico, pico a pico e RMS verdadeiro. Efeito dos harmônicos na operação dos medidores. Processamento analógico de sinais. Amplificadores DC. Medidores de grandezas não-elétricas. Transdutores. Conversores A/D e D/A. Blindagem e aterramento dos sistemas de instrumentação. Projetos específicos.

  16. Instrumentação Industrial

    Introdução aos sistemas de automação industrial – Circuitos de interface para automação e instrumentação – Sensores e atuadores industriais – Barramentos de sistemas de automação industrial – Sistemas embarcados – Sistemas de aquisição de dados baseados em sensores industriais.

  17. Instrumentação Inteligente

    Introdução ao estudo de Instrumentação Inteligente. Sensores e atuadores inteligentes (smart sensor). Padrão IEEE 1451. Sensores Virtuais (Soft sensor). Sensores Adaptativos. Instrumentação Virtual. Laboratórios Virtuais. Tendências atuais em Instrumentação Eletrônica.

  18. Introdução a Microeletrônica

    Introdução aos circuitos MOS. Teoria de transistores MOS. Tecnologia de processamento CMOS. Caracterização de circuitos e estimação de desempenho. Projeto lógico e elétrico de circuitos CMOS. Projeto de subsistemas CMOS. Estudo de casos. Tópicos especiais em microeletrônica. Projetos em tecnologia Standard-Cell.
  19. Microcontroladores e Processadores Digitais de Sinais

    Arquitetura de microcontroladores: subsistemas internos, portas de comunicação e modos de operação. Arquitetura de processadores digitais de sinais: organização de dados, subsistemas internos e modos de endereçamento. Sistemas single-chip. Sistemas de desenvolvimento. Aplicações com microcontroladores.

  20. Modelagem de Sistemas Físicos Cibernéticos

    Aplicações e motivação; dinâmica de sistemas contínuos; controle realimentado; sistemas discretos; noção de estado; máquinas de estado finitas; não determinismo; comportamentos e traços; sistemas híbridos; composição de máquinas de estado; máquinas de estado hierárquicas; modelos concorrentes de computação; modelos temporizados de computação; redes de Petri Coloridas.

  21. Projeto de Sistemas Embarcados em Tempo Real para Sistemas Físicos Cibernéticos

    Introdução aos sistemas em tempo real; Sistemas operacionais de tempo real: núcleos preemptivo e não-preemptivo, bloco de controle de tarefas, timer tick, interrupções e exceções, inversão de prioridades, seções críticas de códigos e exclusão mútua, deadlock e sobrecarga; Gerenciamento de tarefas: escalonamento dirigido por tempo e por prioridades, gerenciamento de tarefas aperiódicas; Objetos básicos do sistema operacional: objetos de sincronização, de comunicação e notificação de tarefas; Gerenciamento de tempo: temporizadores hard e soft, temporizadores para execução de callbacks; Gerenciamento de memória em sistemas embarcados; Arquiteturas de interrupções em sistemas embarcados; Modelos de Programação paralela para sistemas embarcados; Projetos de sistemas embarcados baseados em RTOS.

  22. Projeto de Sistemas Físicos Cibernéticos Embarcados

    Sensores e atuadores; modelos de sensores e atuadores; processadores embarcados; tipos de processadores; paralelismo; arquitetura de memória; tecnologia, hierarquia e modelos de memória; entrada e saída; multiProgramação; Programas imperativos; linhas de controle; processos; controle de concorrência; escalonamento; escalonamento taxa monotônica; prazo mais próximo primeiro; exclusão mútua; multiprocessamento.

  23. Projeto Iterativo de Controladores Industriais

    Introdução à identificação de sistemas para controle: Mínimos quadrados, variáveis instrumentais, método do erro de predição; Robustez e desempenho em sistemas de controle; Identificação em malha fechada; Controle iterativo; Identificação para controle. Aplicações.

  24. Redes e Comunicação para de Sistemas Físicos Cibernéticos

    Conceitos de redes de comunicação moderna; Sistemas distribuídos aplicados a sistemas físicos cibernéticos; Protocolos e modelos de comunicação para a Sistemas Físicos Cibernéticos e Internet das Coisas; Requisitos e projeto de redes físico cibernéticas.

  25. Robótica

    Robô: definição, tipos, componentes e estruturas. Descrição espacial e transformações de coordenadas. Cinemática direta e inversa. Representação de Denavit-Hartenberg. Equações generalizadas de velocidade e conjugado. Jacobianos: velocidades e forças estáticas. Dinâmica de manipuladores e de robôs móveis. Planejamento de trajetórias. Localização e mapeamento.

  26. Síntese de Circuitos Digitais

    Metodologias de projeto. Hierarquia. Regularidade. Modularidade. Localidade. Lógica Programável: Estruturas lógicas programáveis. Interconexões Programáveis. Tecnologias de Programação. Famílias de componentes programáveis e ferramentas de Programação. Linguagens de descrição de “hardware’’ orientada para síntese em FPGAs: descrição em nível de transferência entre registros, lógica combinacional e lógica sequencial. Simulação usando um testbench. Projeto e Implementação de um codificador/decodificador.

  27. Sistemas de tração elétrica veicular

    Fundamentos, evolução da eletrificação, classificação, normas técnicas, sistemas de tração e sistemas de recarga, Arquiteturas e configurações – veículos elétricos vs. veículos híbridos, baterias, máquinas elétricas para sistemas de tração elétrica VE/H, eletrônica de potência aplicada a VE/H.

  28.  

    Teoria da Informação

    Entropia, entropia relativa, informação mutua. Regras de cadeia. Desigualdades de Jensen, processamento de dados e Fano. Propriedade da equipartição assintótica e suas consequências. Taxas de entropia. Funções de cadeias de Markov. Compressão de fontes. Desigualdade de Kraft. Capacidade de canal. Teorema da codificação de canal. Capacidade erro-zero. Entropia diferencial. Canal gaussiano.

  29. Teoria da Informação Quântica

    Ruído em sistemas quânticos. Operações quânticas. Exemplos e aplicações. Distância informacional entre sistemas quânticos: distância do traço e fidelidade. Código corretores de erro quânticos. Formalismo dos estabilizadores. Condições de Gottesman-Knill. Entropia de Von Neuman e suas propriedades. Informação acessível e o limite de Holevo. Compressão e transmissão de informação em sistemas quânticos. Emaranhamento e destilação. Criptografia quântica.

  30. Teoria das Comunicações Digitais

    Representação equivalente passa-baixa de sinais e sistemas passa-faixa. Espaço vetorial dos sinais empregados em transmissão digital. Esquemas de modulação digital. Receptor ótimo para canais AWGN. Sincronização de símbolo e portadora. Transmissão digital em canais com desvanecimento por multipercurso.

     

3. Disciplinas optativas comuns às duas Áreas de Concentração
  1. Análise de Sinais e Sistemas Lineares

    Sinais contínuos e discretos no tempo. Operações com sinais. Tipos e propriedades de sinais. Sistemas contínuos e discretos no tempo. Sistemas lineares invariantes no tempo. Sistemas discretos recursivos (IIR) e não-recursivos (FIR). Análise de Fourier para sinais e sistemas contínuos e discretos no tempo. Amostragem de sinais contínuos no tempo. Convolução contínua e discreta. Resposta de sistemas lineares. Aplicações de sistemas lineares. Transformada de Laplace. Transformada Z.

  2. Análise e Projeto de Sistemas de Controle

    Introdução histórica e perspectivas. Modelos de sistemas dinâmicos e perturbações. Análise de sistemas de controle de tempo contínuo e de tempo discreto. Projeto de sistemas de controle de tempo contínuo e de tempo discreto. Princípios de controle ótimo, controle robusto, controle adaptativo e controle não-linear.

  3. Controle Multivariável de Processos

    Revisão de controle clássico; Introdução ao controle multivariável; Elementos de teoria desistemas lineares; Incerteza e robustez; Estabilidade e desempenho; Projeto de controladores: LQG, H2, H-infinito; Aplicações.

  4. Identificação de Processos Multivariáveis

    Modelos para Processos (Modelos contínuos e discretos; Modelos Multivariáveis; Modelos Não-Lineares); Sinais de teste para identificação; Método dos mínimos quadrados; Método das variáveis instrumentais; Métodos de erro de predição; Identificação por subespaços; Aplicações de identificação em controle de processos.

  5. Cálculo de Campo

    Equações diferenciais Parciais da física matemática. Propriedades e classificação. Equação de onda. Condições de contorno. Teorema de Helmholtz. Ortogonalidade. Separação de variáveis e expansão em autofunções. Função de Green. Equações integrais. Método das diferenças finitas. Noções de cálculo variacional. Método dos elementos finitos. Método dos momentos.

  6. Estimação e Identificação de Sistemas

    Introdução histórica e perspectivas. Modelos de sistemas dinâmicos determinísticos. Probabilidade e variáveis aleatórias. Processos estocásticos e sistemas dinâmicos. Métodos paramétricos. Métodos não-paramétricos. Métodos baseados em aprendizado de máquina. Estimação de estado: observadores determinísticos e observadores estocásticos.
  7. Métodos Numéricos

    Solução de uma equação algébrica não-linear: métodos fechados e métodos abertos. Solução de sistemas de equações algébricas lineares. Solução de sistemas de equações algébricas não-lineares. Ajuste de curvas: interpolação e regressão. Diferenciação e integração numéricas. Solução de sistemas de equações diferenciais ordinárias.

  8. Probabilidade e Processos Estocásticos

    Introdução à teoria da medida. Conceitos básicos de probabilidade. Variáveis aleatórias. Funções de variáveis aleatórias. Correlação e densidade espectral de potência. Processamento de sinais aleatórios. Estimação. Processos aleatórios discretos. Processos de contagem. Processos de Wiener, Markov e Poisson. Introdução à Teoria das Filas. Modelos probabilísticos em engenharia elétrica e computação.

  9. Sistemas Inteligentes

    Introdução histórica e perspectivas. Sistemas adaptativos. Redes neurais. Computação evolucionária. 
    Teoria de conjuntos nebulosos. Sistemas especialistas. Aprendizado de máquina.
  10. Teoria Eletromagnética

    Equações de Maxwell. Campos variáveis no tempo. Potência e energia. Vetor Poynting. Potenciais. Condições de contorno. Simetria e dualidade. Equações de Laplace e Poisson. Método da separação de variáveis: coordenadas retangulares cilíndricas e esféricas. Teorema de Green. Teorema da Unicidade. Solução formal pelo método das funções de Green. Mapeamento de campo. 

4. Disciplinas optativas de domínio conexo
  1. Estágio Docência para Mestrado e para Doutorado

    Desenvolvimento de atividade acadêmica, sob formato de Disciplina, que objetiva o aperfeiçoamento para o exercício da docência em nível do ensino superior. A carga horária e o número de créditos serão definidos em cada caso. Esta atividade deverá obedecer à Portaria MEC/CAPES no 76/2010.

  2. Metodologia do Ensino Superior

    Enfoque tecnológico da atividade institucional; Formulação e taxionomia de objetivos instrucionais: grupais e individualizados; Avaliação da Aprendizagem, Tipologia e Instrumentos; Planejamento Instrucional.

  3. Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica-TEEE

    Disciplina que objetiva estudar matérias avançadas de caráter fundamental de engenharia elétrica que complementem o curso e que, eventualmente, possam motivar a abertura de novos campos de investigação. A carga horária e o número de créditos serão definidos em cada caso. Esta disciplina, quando ofertada, deverá conter um subtítulo e uma ementa individual, associada a esse subtítulo.

  4. Tópicos Especiais em Física-TEF

    Disciplina que objetiva estudar matérias avançadas de caráter fundamental de física que complementem o curso e que, eventualmente, possam motivar a abertura de novos campos de investigação. A carga horária e o número de créditos serão definidos em cada caso. Esta disciplina, quando ofertada, deverá conter um subtítulo e uma ementa individual, associada a esse subtítulo.

  5. Tópicos Especiais em Informática-TEI

    Disciplina que objetiva estudar matérias avançadas de caráter fundamental de informática que complementem o curso e que, eventualmente, possam motivar a abertura de novos campos de investigação. A carga horária e o número de créditos serão definidos em cada caso. Esta disciplina, quando ofertada, deverá conter um subtítulo e uma ementa individual, associada a esse subtítulo.

  6. Tópicos Especiais em Matemática-TEM

    Disciplina que objetiva estudar matérias avançadas de caráter fundamental de matemática que complementem o curso e que, eventualmente, possam motivar a abertura de novos campos de investigação. A carga horária e o número de créditos serão definidos em cada caso. Esta disciplina, quando ofertada, deverá conter um subtítulo e uma ementa individual, associada a esse subtítulo.